Pin It
Guia universal como elaborar sermões com facilidade

Descubra como elaborar suar primeiras mensagens de forma prática, simples e eficaz!

Guia universal como elaborar sermões com facilidade

A Bíblia

Livros proféticos maiores e menores da Bíblia

Livros proféticos maiores e menores da Bíblia

Livros proféticos do Antigo Testamento abordam o período clássico da profecia. Quando estudiosos cristãos se referem aos livros proféticos da Bíblia, eles estão falando primariamente sobre as Escrituras do Antigo Testamento escritas pelos profetas.

Os livros proféticos são divididos em categorias de profetas maiores e menores. Esses rótulos não se referem à importância dos profetas, mas ao tamanho dos livros de sua autoria. Os livros dos grandes profetas são longos, enquanto os livros dos profetas menores são relativamente curtos.

Os profetas existiram em todas as eras do relacionamento de Deus com a humanidade, mas os livros dos profetas do Antigo Testamento abordam o período “clássico” da profecia – dos últimos anos dos reinos divididos de Judá e Israel, durante o tempo do exílio, e os anos do retorno de Israel do exílio. Os livros proféticos foram escritos desde os dias de Elias (874-853 aC) até o tempo de Malaquias (400 aC).

Segundo a Bíblia, um verdadeiro profeta foi chamado e equipado por Deus, capacitado pelo Espírito Santo para realizar seu trabalho: falar a mensagem de Deus para pessoas e culturas específicas em situações específicas, confrontar pessoas com pecado, advertir sobre o julgamento vindouro e as conseqüências se as pessoas se recusassem a se arrepender e obedecer.

Como “videntes”, os profetas também trouxeram uma mensagem de esperança e bênção futura para aqueles que andaram em obediência.

Os profetas do Antigo Testamento apontaram o caminho para Jesus Cristo, o Messias, e mostraram aos humanos a necessidade de sua salvação.

Livros proféticos da Bíblia

Profetas Maiores

Isaías: Chamado o Príncipe dos Profetas, Isaías brilha acima de todos os outros profetas da Escritura. Um profeta longevo do século VIII aC, Isaías confrontou um falso profeta e predisse a vinda de Jesus Cristo.

Jeremias: Ele é o autor do livro de Jeremias e Lamentações.

Seu ministério durou de 626 aC até 587 aC. Jeremias pregou por todo o Israel e é famoso por seus esforços para reformar práticas idólatras em Judá.

Lamentações: Bolsa de estudos favorece Jeremias como o autor de Lamentações. O livro, uma obra poética, é colocado aqui com os principais profetas da Bíblia inglesa por causa de sua autoria.

Ezequiel: Ezequiel é conhecido por profetizar a destruição de Jerusalém e a eventual restauração da terra de Israel. Ele nasceu por volta de 622 aC, e seus escritos sugerem que ele pregou por cerca de 22 anos e foi contemporâneo de Jeremias.

Daniel: Nas traduções da Bíblia em inglês e grego, Daniel é considerado um dos maiores profetas; no entanto, no cânon hebraico, Daniel é parte de “Os escritos”.

Nascido em uma nobre família judia, Daniel foi levado em cativeiro pelo rei Nabucodonosor da Babilônia por volta de 604 aC. Daniel é um símbolo de fé inabalável em Deus, mais notoriamente demonstrado pela história de Daniel na cova dos leões, quando sua fé o salvou de uma morte sangrenta.

Profetas Menores

Oséias: Um profeta do século 8 em Israel, Oséias é às vezes referido como o “profeta do juízo final” por suas previsões de que adorar falsos deuses levaria à queda de Israel.

Joel: As datas da vida de Joel como um profeta do antigo Israel são desconhecidas, pois a data deste livro da Bíblia está em disputa. Ele pode ter vivido em qualquer lugar do século IX aC até o século 5 aC.

Amós: contemporâneo de Oséias e Isaías, Amós pregou de cerca de 760 a 746 aC, no norte de Israel, sobre questões de injustiça social.

Obadias: Pouco se sabe sobre sua vida, mas ao interpretar as profecias do livro que ele escreveu, Obadias provavelmente viveu algum tempo no século 6 aC. Seu tema é a destruição dos inimigos do povo de Deus.

Jonas: Um profeta no norte de Israel, Johan provavelmente viveu no século VIII aC. O livro de Jonas é diferente dos outros livros proféticos da Bíblia. Normalmente, os profetas emitiram avisos ou deram instruções ao povo de Israel. Em vez disso, Deus disse a Jonas para evangelizar na cidade de Nínive, lar do mais cruel inimigo de Israel.

Miquéias: Ele profetizou de aproximadamente 737 a 696 aC em Judá e é conhecido por predizer a destruição de Jerusalém e Samaria.

Naum: Conhecido por escrever sobre a queda do império assírio, Naum provavelmente viveu no norte da Galiléia. A data de sua vida é desconhecida, embora a maioria seja autoria de seus escritos por volta de 630 aC.

Habacuque: Menos é conhecido sobre Habacuque do que qualquer outro profeta. A arte do livro que ele escreveu foi amplamente elogiada. Habacuque registra um diálogo entre o profeta e Deus.

Habacuque faz algumas das mesmas perguntas que as pessoas estão intrigadas hoje: por que os ímpios prosperam e pessoas boas sofrem? Por que Deus não impede a violência? Por que Deus não pune o mal? O profeta recebe respostas específicas de Deus.

Sofonias: Ele profetizou na mesma época que Josias, de 641 a 610 aC, na área de Jerusalém. Seu livro adverte sobre as consequências da desobediência à vontade de Deus.

Ageu: Pouco se sabe sobre a sua vida, mas a profecia mais famosa de Ageu foi datada de cerca de 520 aC, quando ele ordena que os judeus reconstruam o templo em Judá.

Malaquias: Não há consenso claro sobre quando Malaquias viveu, mas a maioria dos estudiosos da Bíblia o coloca por volta de 420 aC. Seu tema principal é a justiça e lealdade que Deus mostra à humanidade.

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




GUIA UNIVERSAL

COMO ELABORAR SERMÕES EFICAZES

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.