Pin It

A Bíblia

Introdução ao Livro de 1 Reis – Estudo da Bíblia

O Livro de 1 Reis Introdução: Israel antigo tinha um potencial tão grande. Era a terra prometida do povo escolhido de Deus. O rei Davi, um poderoso guerreiro, conquistou os inimigos de Israel, inaugurando uma era de paz e prosperidade.

O filho de Davi, o rei Salomão, recebeu extraordinária sabedoria de Deus. Ele construiu um magnífico templo, aumentou o comércio e se tornou o homem mais rico de seu tempo. Mas, contra o mandamento claro de Deus, Salomão casou-se com esposas estrangeiras, que o afastaram da adoração singular de Jeová.

O livro de Eclesiastes de Salomão detalha seus erros e arrependimentos.

Uma série de reis, em sua maioria fracos e idólatras, seguiu Salomão. Outrora um reino unificado, Israel estava dividido. O pior dos reis foi Acabe, que junto com sua rainha Jezabel encorajou a adoração de Baal, o deus-sol dos cananeus e sua esposa Ashtoreth. Isso culminou em um confronto colossal entre o profeta Elias e os profetas de Baal no Monte Carmelo.

Depois que seus falsos profetas foram mortos, Acabe e Jezabel juraram vingança contra Elias, mas foi Deus quem exigiu a punição. Acabe foi morto em batalha.

Podemos tirar duas lições de 1 Reis. Primeiro, a empresa que mantemos pode ter uma boa ou má influência sobre nós. A idolatria ainda é um perigo hoje, mas em formas mais sutis. Quando temos uma sólida compreensão do que Deus espera de nós, estamos melhor preparados para escolher amigos sábios e evitar a tentação.

Em segundo lugar, a depressão severa de Elias após seu triunfo no Monte Carmelo nos mostra a paciência e bondade de Deus.

Hoje, o Espírito Santo é o nosso consolador, trazendo-nos através das experiências do vale da vida.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

O Autor do livro de 1 Reis

O livro de 1 Reis e 2 Reis eram originalmente um livro. A tradição judaica credita Jeremias, o profeta, como o autor de 1 Reis, embora os estudiosos da Bíblia estejam divididos sobre o assunto. Outros atribuem um grupo de autores anônimos chamados de Deuteronomistas, uma vez que a linguagem do livro de Deuteronômio é repetida em 1 Reis.

O verdadeiro autor deste livro é desconhecido.

Data escrita

Entre 560 e 540 aC

Escrito para:

Povo de Israel, todos leitores da Bíblia.

Paisagem do livro de 1 Reis

1 Reis está situado nos antigos reinos de Israel e Judá.

Temas em 1 Reis

A idolatria tem conseqüências desastrosas. Causa a ruína de indivíduos e nações. A idolatria é qualquer coisa que se torne mais importante para nós do que Deus.

1 Reis registra a ascensão e queda do rei Salomão devido ao seu envolvimento com os falsos deuses e costumes pagãos de suas esposas estrangeiras. Também detalha o declínio de Israel porque os últimos reis e pessoas se afastaram de Jeová, o Único e Verdadeiro Deus.

O templo honrou a Deus. Salomão construiu um belo templo em Jerusalém, que se tornou o lugar central para os hebreus adorarem. No entanto, os reis de Israel não conseguiram eliminar os santuários de falsos deuses em todo o país. Os profetas de Baal, uma divindade pagã, foram autorizados a florescer e desviar o povo.

Os profetas alertam sobre a verdade de Deus. Elias, o profeta, advertiu severamente o povo da ira de Deus sobre sua desobediência, mas os reis e as pessoas não quiseram reconhecer seu pecado. Hoje, os incrédulos zombam da Bíblia, religião e Deus.

Deus aceita arrependimento. Alguns reis eram justos e tentaram levar o povo de volta a Deus.

Deus oferece perdão e cura para aqueles que sinceramente se afastam do pecado e voltam para ele.

Personagens-Chave em 1 Reis

O rei Davi, o rei Salomão, Roboão, Jeroboão, Elias, Acabe e Jezabel.

Versos-chave do livro de 1 Reis

1 Reis 4: 29-31 
Deus deu a Salomão sabedoria e muito grande discernimento, e uma amplitude de entendimento tão imensurável quanto a areia da praia. A sabedoria de Salomão era maior que a sabedoria de todo o povo do Oriente, e maior do que toda a sabedoria do Egito… E sua fama se espalhou para todas as nações vizinhas.

1 Reis 9: 6-9 
“Mas se você ou os seus descendentes se afastarem de mim e não observarem os mandamentos e decretos que lhes dei e saírem para servir outros deuses e os adorarem, então eu cortarei Israel da terra Eu lhes dei e rejeitarei este templo que eu consagrei para o meu Nome Israel se tornará um sinônimo e um objeto de ridicularização entre todos os povos Este templo se tornará um monte de escombros Todos os que passarem ficarão chocados e zombarão e diga:

‘Por que o Senhor fez tal coisa a esta terra e a este templo?’ As pessoas responderão: ‘Porque abandonaram o Senhor seu Deus, que tirou seus antepassados ​​do Egito e abraçaram outros deuses, adorando-os e servindo-os. Foi por isso que o Senhor lhes causou todo este desastre’ ”.

1 Reis 18: 38-39 
Então o fogo do Senhor caiu e queimou o sacrifício, a madeira, as pedras eo solo, e também lambeu a água da trincheira. Quando todo o povo viu isso, eles se prostraram e gritaram: “O Senhor, ele é Deus! O Senhor, ele é Deus!”

Esboço do livro de 1 Reis

  • A morte de Davi, a ascensão de Salomão como rei – 1 Reis 1-2.
  • A sabedoria e o governo de Salomão – 1 Reis 3-4.
  • Construindo o templo e o palácio – 1 Reis 5-8.
  • Esposas de Salomão e sua queda – 1 Reis 9-12.
  • Revolta das tribos do norte – 1 Reis 13.
  • Ações dos reis de Israel e Judá – 1 Reis 14-16.
  • Ministério de Elias – 1 Reis 17-21.
  • Reis de Israel e Judá, a morte de Acabe – 1 Reis 22.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Melquisedeque Manjule disse:

    É um privilégio puder ter acesso às vossas publicações, desta forma tenho tido oportunidades de aprender a entender e interpretar vários textos bíblicos. Essas publicações têm sido uma bênção muito grande na minha vida. Apenas gostaria de colocar-me ao vosso dispor para o que for necessário, sobretudo na área da revisão ou correcção linguística em português. Dedico o meu tempo à correcção de textos e penso que seria muito proveitoso para mim, ler e corrigir textos bíblicos. Antecipadamente agradeço a vossa atenção.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x
%d blogueiros gostam disto: