Jesus Alimentando os 5000 – Resumo da história bíblica

Jesus Alimentando os 5000 – Resumo da história bíblica – Durante o seu ministério, Jesus Cristo recebeu algumas notícias terríveis. João Batista, seu amigo, parente e o profeta que o proclamou como o Messias, haviam sido decapitados por Herodes Antipas, governador da Galiléia e da Peréia.

Os 12 discípulos de Jesus tinham acabado de voltar de uma jornada missionária na qual ele os enviara. Depois que eles lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado, ele os levou com ele em um barco no Mar da Galileia para um lugar remoto, para descanso e oração.

Grandes multidões de pessoas na área ouviram que Jesus estava próximo. Eles correram para vê-lo, trazendo seus amigos e parentes doentes. Quando o barco pousou, Jesus viu todos os homens, mulheres e crianças e teve compaixão deles. Ele ensinou-lhes sobre o Reino de Deus e curou aqueles que estavam doentes.

Olhando para a multidão, que contava cerca de 5.000 homens, sem contar mulheres e crianças, Jesus perguntou ao seu discípulo Filipe: “Onde compraremos pão para estas pessoas comerem?” (João 6: 5) Jesus sabia o que ia fazer, mas pediu a Filipe para testá-lo. Felipe respondeu que mesmo oito meses de salário não seriam suficientes para dar a cada pessoa uma única mordida de pão.

André, irmão de Simão Pedro, tinha mais fé em Jesus. Ele apresentou um menino que tinha cinco pequenos pães de cevada e dois pequenos peixes. Mesmo assim, Andrew se perguntou como isso poderia ajudar.

Jesus ordenou que a multidão se sentasse em grupos de cinquenta.

Ele pegou os cinco pães, olhou para o céu, deu graças a Deus, seu Pai, e os passou para seus discípulos para serem distribuídos. Ele fez o mesmo com os dois peixes.

Todos – homens, mulheres e crianças – comeram o quanto quiseram! Jesus milagrosamente multiplicou os pães e os peixes para que houvesse mais do que suficiente.

Então ele disse a seus discípulos para recolher as sobras para que nada fosse desperdiçado. Eles coletaram o suficiente para encher 12 cestas.

A multidão ficou tão impressionada com esse milagre que eles entenderam que Jesus era o profeta que havia sido prometido. Sabendo que eles iriam querer forçá-lo a se tornar seu rei, Jesus fugiu deles.

Pontos de Interesse da História de Jesus Alimentando os 5000:

• Este milagre quando Jesus alimenta 5000 é registrado em todos os quatro Evangelhos, com apenas pequenas diferenças nos detalhes. É um incidente separado da alimentação dos 4.000.

• Somente os homens foram contados nesta história. Quando as mulheres e as crianças foram adicionadas, a multidão provavelmente era de 10.000 a 20.000.

• Esses judeus eram tão “perdidos” quanto seus ancestrais, que vagaram no deserto durante o Êxodo, quando Deus proveu o maná para alimentá-los. Jesus era superior a Moisés porque ele não apenas fornecia comida física, mas também alimento espiritual, como o ” pão da vida “.

• Os discípulos de Jesus se concentraram no problema e não em Deus. Quando somos confrontados com uma situação insolúvel, precisamos nos lembrar: “Pois nada é impossível para Deus”. (Lucas 1:37,)

• Os 12 cestos de restos podem simbolizar as 12 tribos de Israel. Eles também nos dizem que Deus não é apenas um provedor generoso, mas que ele tem recursos ilimitados.

• Esta alimentação milagrosa da multidão foi outro sinal de que Jesus era o Messias. No entanto, as pessoas não entendiam que ele era um rei espiritual e queria forçá-lo a ser um líder militar que derrubaria os romanos. Esta é a razão pela qual Jesus fugiu deles.

Pergunta para Reflexão:

Filipe e André pareciam ter esquecido todos os milagres que Jesus havia realizado antes. Quando você enfrenta uma crise em sua vida, lembra como Deus o ajudou no passado?

Referência das Escrituras:

Mateus 14: 13-21; Marcos 6: 30-44; Lucas 9: 10-17; João 6: 1-15.

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




Jesus Alimentando os 5000 – Resumo da história bíblica
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *