A Bíblia

Quem foi Hannah na Bíblia? Hannah: A mãe de Samuel

Hannah é um dos personagens mais pungentes da Bíblia. Como várias outras mulheres nas Escrituras, ela era estéril. As pessoas na antiga Israel acreditavam que uma grande família era uma bênção de Deus.

A infertilidade, portanto, era uma fonte de humilhação e vergonha. Para piorar a situação, a outra esposa de seu marido não apenas teve filhos, mas insultou Hannah impiedosamente.

Certa vez, na casa do Senhor em Shiloh, Hannah estava orando com tanta intensidade que seus lábios se moveram silenciosamente com as palavras que ela falava a Deus em seu coração.

Eli, o padre, a viu e acusou-a de estar bêbada. Ela respondeu que estava orando, derramando sua alma ao Senhor. Tocado pela dor dela

Eli respondeu: “Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda o que lhe pediste.” 1 Samuel 1:17)

Depois que Ana e seu marido Elcana retornaram de Siló para sua casa em Ramá, eles dormiram juntos. As escrituras dizem: “… e o Senhor se lembrou dela”. (1 Samuel 1:19 ). Ela ficou grávida, teve um filho e nomeou-o Samuel, que significa “Deus ouve”.

Mas Ana fez uma promessa a Deus de que, se ela tivesse um filho, ela o devolveria para o serviço de Deus. Hannah seguiu essa promessa. Ela entregou seu filho Samuel para Eli para treinar como padre.

Deus abençoou Hannah ainda mais por honrar sua promessa a ele. Ela deu mais três filhos e duas filhas. Samuel cresceu para se tornar o último dos juízes de Israel, seu primeiro profeta e conselheiro de seus dois primeiros reis, Saul e Davi.

Realizações de Ana na Bíblia

Ana deu à luz Samuel e o entregou ao Senhor, exatamente como prometera.

Seu filho Samuel está listado no Livro de Hebreus 11:32.

Forças de Hannah

Hannah foi perseverante. Embora Deus tenha silenciado o pedido dela por um filho durante muitos anos, ela nunca parou de orar.

O Livro Secreto dos Anjos

Ela tinha  que Deus tinha o poder de ajudá-la. Ela nunca duvidou das habilidades de Deus.

Fraquezas de Ana

Como a maioria de nós, Hannah foi fortemente influenciada por sua cultura. Ela tirou sua auto-estima do que os outros achavam que ela deveria ser.

Lições da vida de Hannah na Bíblia

Depois de anos de oração pela mesma coisa, a maioria de nós desistiria. Hannah não. Ela era uma mulher devota e humilde, e Deus finalmente respondeu suas orações.

Paulo nos diz para “orar sem cessar” ( 1 Tessalonicenses 5:17 ). Isso é exatamente o que Hannah fez. Ana nos ensina a nunca desistir, honrar nossas promessas a Deus e louvar a Deus por sua sabedoria e bondade.

Cidade natal

Ramah

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

Referências a Ana na Bíblia

A história de Hannah é encontrada no primeiro e segundo capítulos de 1 Samuel.

Ocupação

Esposa, mãe, dona de casa.

Árvore genealógica

Marido: Elkanah
Filhos: Samuel, três outros filhos e duas filhas.

Versos-chave

1 Samuel 1: 6-7: Por haver o Senhor fechado o ventre de Ana, seu rival continuou provocando-a para irritá-la. Isso aconteceu ano após ano. Toda vez que Ana subia à casa do SENHOR, seu rival a provocava até que ela chorasse e não comesse.

1 Samuel 1: 19-20: Elcana fez amor com sua mulher Ana e o Senhor se lembrou dela. Assim, no decorrer do tempo, Ana engravidou e deu à luz um filho. Ela o chamou de Samuel, dizendo: “Porque eu perguntei ao Senhor por ele”.

1 Samuel 1: 26-28: Disse-lhe ela: Pede-me, senhor meu. Vivo como eu sou a mulher que está aqui junto a ti, orando ao Senhor. Eu orei por este menino, e o Senhor o fez. concedeu-me o que lhe pedi, e agora eu o dou ao SENHOR, porque toda a sua vida será entregue ao SENHOR. E ele adorou o SENHOR lá.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x
error: O conteúdo está protegido !!