Exército de Deus – A verdade sobre os anjos

Exército de Deus – A verdade sobre os anjos – Imagine um anjo, agora mesmo. Ok, você viu duas asas e uma auréola, certo? Talvez um manto branco? Alguma luz brilhante? De onde vem essa imagem mental? Talvez de uma pintura que você tenha visto, ou possivelmente de um filme. Você sabe que as Escrituras nem sempre descrevem um anjo como tendo duas asas?

Vemos anjos de seis asas e quatro asas até mais do que anjos com apenas dois (Isaías 6: 2, 6; Ezequiel 1: 6; Apocalipse 4: 8). Vemos anjos adornados em branco e em luz, mas sinceramente, nossa percepção dos anjos muitas vezes vem mais das representações que vemos na arte ou no cinema do que da palavra de Deus.

As pessoas sempre tiveram um fascínio pelos anjos. Seja em pinturas ou na televisão, os artistas ainda oferecem várias e variadas interpretações sobre os anjos – como eles se parecem e como se comportam.

Algumas pessoas até pensam (ou “esperam”) que nos tornaremos anjos depois que morrermos. Para ser claro, não vamos. Nós podemos nos tornar santos, mas não anjos.

É importante afirmar que ainda mais enfaticamente nesta cultura moderna, quando as pessoas tão rapidamente confundem a linha entre tradição, lenda, mito, clichê e amalgamações.

Muitos “pós-modernos” também descartam abertamente os anjos e tudo o mais que são “invisíveis” como indignos de confiança, relegando a vida espiritual a pouco mais do que aquilo que ocorre em um tapete de ioga.

Para ser claro, os anjos existem absolutamente. Nosso próprio Senhor Jesus atestou repetidamente esse fato nos Evangelhos.

Uma visão bíblica e católica dos anjos

O nome “anjo” vem do latim eclesiástico, da palavra grega angelos ou da palavra hebraica malakh , ambos significando “mensageiro”. Os anjos são puro espírito, em outras palavras, eles não têm corpos físicos.

Anjos, no entanto, assumem a forma humana às vezes, conforme esclarecido por São Tomás de Aquino em sua Summa Theologica, e como você pode ler mais no livro de Tobit, por exemplo.

Acho útil voltar à Bíblia como nossa fonte primária óbvia para obter uma imagem mais precisa do que são os anjos, o que fazem e os propósitos a que servem. Vejamos apenas duas das centenas de passagens nas quais a Sagrada Escritura atesta a presença – e atividade – dos anjos:

Eis que eu envio um anjo diante de ti para te guardares no caminho e te levar ao lugar que preparei. Dê ouvidos a ele e ouça a sua voz, não se rebele contra ele, pois ele não perdoará sua transgressão; porque meu nome está nele.

“Mas se você ouvir atentamente a sua voz e fizer tudo o que eu disser, então serei um inimigo para seus inimigos e um adversário para seus adversários. “Quando meu anjo vai antes de você… e eu os apago. (Êxodo 23: 20-23)

Aqui está outro:

A fidelidade de Deus é um escudo protetor. Você não deve temer o terror da noite nem a flecha que voa durante o dia, nem a pestilência que vagueia nas trevas, nem a peste que estraga ao meio-dia.

Pois Deus ordena que os anjos protejam você em todos os seus caminhos. Com as mãos deles, eles o apoiarão, para que você não ataque o pé contra uma pedra. (Salmo 91: 4-6, 11-12)

Agora, muitas vezes pensamos em anjos, que são corpos celestes, em termos terrestres e corporais. Eles não são humanos e, portanto, não estão limitados por restrições humanas.

Eles existem para fazer a vontade de Deus, para serem Seus mensageiros, guias e defensores – de nós e da verdade. É importante, no entanto, lembrar que eles não devem ser adorados (Apocalipse 19:10; 22: 9); eles existem com o único propósito de louvar a Deus e realizar Sua vontade.

Exército de Deus – Descrições angélicas do trabalho

Uma das áreas em que as pessoas parecem extremamente “confusas” em sua teologia de anjos é em relação ao seu propósito. Muitas pessoas não têm certeza sobre as diferenças entre os tipos de anjos, os papéis que desempenham e o que os torna diferentes.

Foi em cerca do quinto século (a maioria acredita) que essas diferentes “fileiras” de anjos ou “coros” da hierarquia angélica celestial foram estabelecidas. Os coros dos anjos são os seguintes:

  • Serafim
  • Querubim
  • Tronos
  • Domínios
  • Virtudes
  • Poderes
  • Principados
  • Arcanjos
  • Anjos

Dos nove coros, cada um tem diferentes funções:

  • Serafins, Querubins e Tronos são dedicados à contemplação de Deus.
  • Domínios, Virtudes e Poderes governam o universo em sua totalidade.
  • Principados, arcanjos e anjos são dedicados como mensageiros de Deus.

(Você pode ler mais sobre eles no Catecismo da Igreja Católica, 327-336.)

Exército de Deus – Os três grandes

Obviamente, os três anjos mais famosos (além de Satanás, o anjo caído) são os Santos. Michael, Gabriel e Raphael. Você pode ler mais sobre cada um:

São Miguel – Daniel 10: 13, 21; Daniel 12: 1; Judas 1: 9; Apocalipse 12: 7

São Gabriel – Daniel 8:16, Daniel 9:21, Lucas 1:19, Lucas 1:26

São Rafael – Tobit 5 – 13

É interessante notar que os nomes “importam” mesmo para os seres angélicos sem matéria. O nome “Lúcifer”, por exemplo, significa “portador de luz”, ecoando seu desejo óbvio e orgulhoso de ser visto em comparação com a verdadeira Luz, o próprio Deus.

Não ironicamente, no entanto, vemos que o nome do grande guerreiro de Deus, “Miguel”, significa “quem é semelhante a Deus?” … um testemunho humilde e duradouro da verdadeira fonte de vida e graça.

Além disso, (para os que guardam pontos em casa) Gabriel significa “Deus é a minha força” e Rafael significa “Deus curou”. Esses são apenas três dos arcanjos, cada um produzindo um tremendo poder e digno de um convite à intercessão.

Eu sei que, pessoalmente falando, a Oração de São Miguel se tornou comum em nosso lar e em minha vida diária. Várias vezes durante o meu dia, proferi essa oração de proteção, ordenando a São Miguel e sua legião de anjos que me acompanhassem, ou à minha família, por meio de situações traiçoeiras.

Se você não sabe de cor, envie-o para a memória:

Exército de Deus – Oração de São Miguel

São Miguel Arcanjo,
nos defenda em batalha.
Seja nossa defesa contra a maldade e as armadilhas do diabo.
Que Deus o repreenda, oramos humildemente,
e o façamos,
ó Príncipe das hostes celestes,
pelo poder de Deus,
Satanás,
e todos os espíritos malignos,
que andam pelo mundo em
busca da ruína das almas.

Exército de Luz de Deus

Como você provavelmente leu ou aprendeu em seus próprios estudos em andamento, os anjos desempenharam (e continuam a desempenhar) papéis significativos no plano de salvação de Deus.

Pense nisso:

  • Anjos chegaram a Sodoma e advertiram Ló (Gênesis 19).
  • Um anjo parou Abraão antes que ele matasse seu filho, Isaque (Gênesis 22:12).
  • Um anjo “lutou” com Jacó (Gênesis 32).
  • Um anjo apareceu a Moisés do meio da sarça ardente (Êxodo 3: 2).
  • Um anjo “passou” o Egito, permitindo que Moisés e os judeus escapassem (Êxodo 12: 11-27).
  • Um anjo chamado Gideão para formar um exército (Juízes 6).
  • Um anjo trouxe notícias miraculosas para a (em breve) mãe de Sansão (Juízes 13).
  • Um anjo anunciou a esperança e o plano de Deus para a Virgem Maria (Lucas 1: 26-38).
  • Um anjo acalmou os medos de José em tomar Maria como sua esposa (Mateus 1: 18-25).
  • Um anjo estava no túmulo vazio, anunciando a ressurreição de Jesus (Mateus 28: 2-7).
  • Os anjos eram responsáveis ​​pelos “jailbreakers” de inspiração divina de Pedro (At 5, 12).
  • Um anjo, São Miguel e seu exército estão em guerra por sua alma (Apocalipse 12: 7-9).

Estes são apenas para citar alguns muito. O que todas essas instâncias têm em comum? Deus usou Seus anjos para ajudar no resgate de Seus filhos. Anjos são o principal meio pelo qual Ele constantemente nos liberta do mal.

Anjos proclamam a grandeza de Deus, ecoando as boas novas da salvação nos céus e por toda a terra. Embora “mais elevados” do que nós espiritualmente, eles servem a Deus em suas ações para conosco. De fato, Deus nos ama tanto que Ele realmente “designa” um anjo da guarda para cada um de nós.

Exército de Deus – Anjos da guarda

O Antigo Testamento atesta repetidamente os anjos da guarda (Gênesis 48:16; Salmos 34: 7; 91:11; Tobias 12: 12-15). Esses anjos da guarda desfrutam de constante e íntimo “acesso” ao nosso Pai Celestial. Nosso Senhor Jesus nos deu uma tremenda percepção de nossos anjos da guarda em Mateus 18:10, dizendo:

“Vede que não desprezeis um destes pequeninos; porque vos digo que no céu os seus anjos sempre contemplam a face de meu Pai que está nos céus. ”

Note-se que enquanto os nossos anjos da guarda são totalmente “presente” para nós, eles também são completamente presente para e contemplar a face de nosso Pai celestial.

Fale sobre o GPS divinamente inspirado, sempre nos apontando de volta para o céu! Este é um dom insondável, se escolhermos nos humilhar e seguir os sussurros de Deus.

Nossa Igreja até estabeleceu um dia de festa para servir como um memorial e celebração, mesmo em homenagem aos anjos da guarda. À noite, eu (como tenho certeza que muitos de vocês) invocam a oração do Anjo da Guarda com meus próprios filhos quando terminamos nossas orações na hora de dormir.

Como Santa Ângela Merici disse: “Lembre-se que o diabo não dorme, mas busca a nossa ruína de mil maneiras”. Só porque vamos dormir, não significa que o diabo descanse ou pare de tentar nos afastar de Jesus.

Como um anjo caído, o demônio não necessita de sono … no lado positivo, nossos anjos da guarda também não precisam dormir. Não poderia haver melhor lembrança para nossa próxima geração tanto do dom como da necessidade de nossos anjos da guarda – pois Deus não os teria dado a nós se não precisássemos deles.

Exército de Deus – Oração do Anjo da Guarda

Oh anjo de Deus, meu guardião querido
Para quem o amor de Deus me compromete aqui
Sempre esta noite estar ao meu lado
Para iluminar e guardar, governar e guiar.
Um homem

Conhecendo os AnjosReserve um minuto para agradecer a Deus pelo presente de seu anjo da guarda e convide esse anjo para orar com você.

Pense neles como uma espécie de força policial celestial; os anjos da guarda protegem e servem. Eles protegem (nós) e servem (Deus), mas eles não comem donuts – só para ficar claro.

É impossível fazer justiça a tudo o que podemos cobrir sobre os anjos em apenas um post no blog.

Quanto mais nos tornamos conscientes do movimento dos anjos ao nosso redor, mais creremos na presença ativa de Deus em nossas vidas.

 

Para mais sobre anjos, veja:

  • Gênesis 18: 1-10, 22: 11-12 e 24:20
  • Juízes 13: 21-25
  • Salmo 29: 1, 91: 9-12 e 104: 4
  • Daniel 6:22 e 9: 20-21
  • Mateus 4: 6, 11 e 13: 41-42
  • Lucas 1: 5-38 e 15:10
  • Atos 5: 17-20 12:11, 15
  • 2 Coríntios 11: 14-15
  • Hebreus 1: 4-8 e 13: 2
  • Jude 6
  • Apocalipse 1: 1, 3: 5, 5: 11-12, 12: 7-12, 18: 1, 19:10 e 20: 1-3

E não se esqueça de verificar os escritos de São Tomás de Aquino, mais especificamente a Summa Theologica , em que ele dedica um espaço substancial para a realidade dos anjos, suas habilidades, limitações e propósito.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *