A Bíblia

A Conversão do Resumo da História Bíblica de Cornélio

Na cidade de Cesaréia, um centurião romano chamado Cornélio estava orando quando um anjo apareceu para ele. Embora gentio (não-judeu), ele era um homem devoto que amava a Deus, orava e dava esmolas aos pobres.

O anjo disse a Cornélio que enviasse a Jope para a casa de Simão, o curtidor, onde Simão Pedro estava hospedado. Ele deveria pedir a Pedro que viesse a ele em Cesaréia.

Os dois servos de Cornélio e um soldado leal partiram na jornada de 50 quilômetros.

No dia seguinte, Pedro estava no telhado da casa de Simão rezando. Enquanto esperava que a comida fosse preparada, ele caiu em transe e teve uma visão de um grande lençol sendo baixado dos céus sobre a terra. Estava cheio de todos os tipos de animais, répteis e pássaros. Uma voz disse a ele para matar e comer.

Pedro recusou, dizendo que nunca havia comido nada comum ou impuro. A voz disse-lhe: “O que Deus purificou, não chame de comum”. (Atos 10:15) Isso aconteceu três vezes antes que a visão terminasse.

Entrementes, os mensageiros de Cornélio chegaram. Deus disse a Pedro para ir com eles e partiram para Cesaréia no dia seguinte. Quando chegaram, descobriram que Cornélio havia reunido sua família e amigos.

O centurião caiu aos pés de Pedro e o adorou, mas Pedro o levantou, dizendo: “Levante-se. Eu também sou um homem”. (Atos 10:26)

Cornélio repetiu sua história sobre o anjo e pediu para ouvir o evangelho. Peter rapidamente resumiu a história de Jesus Cristo. Enquanto ele ainda estava falando, o Espírito Santo caiu sobre a casa. Imediatamente, Cornélio e os outros começaram a falar em línguas e a louvar a Deus.

Pedro, vendo esses gentios receberem o Espírito Santo exatamente como os judeus tinham no Pentecostes, ordenou que eles fossem batizados.

Ele permaneceu com eles vários dias.

Quando Pedro e seus seis companheiros voltaram para Jope, eles foram abordados por membros do grupo de circuncisão, ex-judeus que estavam chateados que o evangelho deveria ser pregado aos gentios. Mas Peter contou todo o incidente, dando suas razões para mudar.

Os outros glorificaram a Deus e disseram: “Então aos gentios também Deus concedeu o arrependimento que leva à vida”. (Atos 11:18)

O Livro Secreto dos Anjos

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

Pontos de Interesse da História Bíblica de Cornélio:

Cornélio e sua família foram os primeiros gentios a serem levados para a igreja cristã, mostrando que Deus pretendia que a igreja não fosse apenas mais uma seita do judaísmo, mas algo inteiramente novo.

Pedro tinha sido mergulhado na tradição judaica de afastar os gentios, portanto ele não entendeu a princípio o significado de sua visão. Quando Pedro aceitou o convite de Cornélio, ele percebeu que Deus estava criando uma nova aliança.

Antes de Paulo pregou aos gentios, Deus já havia estabelecido este precedente inovador de que eles eram parte de seu plano de salvação.

Cerca de dez anos após a conversão de Cornélio, Paulo defendeu sua missão no Concílio de Jerusalém da igreja, com Peter e James apoiando-o.

Centuriões são geralmente falados de forma positiva na Bíblia. O fato de um romano ter abandonado os deuses míticos de seu país e ter se voltado para o Deus de Abraão, Isaac e Jacó prefigurava o fim da superstição pagã e o futuro triunfo do cristianismo.

Pergunta para reflexão

Como cristãos, é fácil para nós nos sentirmos superiores aos descrentes, mas devemos ter em mente que fomos salvos através do sacrifício de Jesus na cruz e da graça de Deus, não nosso próprio mérito.

Devemos nos perguntar: “Estou aberto a compartilhar o evangelho com os não salvos, para que eles também possam receber o presente de Deus da vida eterna?”

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x
error: O conteúdo está protegido !!