Principais diferenças entre o arrebatamento e a segunda vinda

Principais diferenças entre o arrebatamento e a segunda vinda

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Existe uma diferença entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo? De acordo com alguns estudiosos da Bíblia, as Escrituras proféticas falam de dois eventos separados e distintos – o Arrebatamento da igreja e a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

  • arrebatamento ocorrerá quando Jesus Cristo retornar para sua igreja . É quando todos os verdadeiros crentes em Cristo serão levados da terra por Deus para o céu (1 Coríntios 15:51–52; 1 Tessalonicenses 4:16–17).
  • Segunda Vinda acontecerá quando Jesus Cristo retornar à igreja para derrotar o anticristo , derrubar o mal e então estabelecer seu reinado de mil anos na terra (Apocalipse 19:11-16).

Comparando o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo

No estudo da escatologia , esses dois eventos são frequentemente confundidos porque são semelhantes. Ambos acontecem durante o fim dos tempos e ambos descrevem o retorno de Cristo.

No entanto, há diferenças importantes para discernir. O que se segue é uma comparação do Arrebatamento e da Segunda Vinda de Cristo, destacando as principais distinções observadas nas Escrituras.

1) Encontro no Ar – Versus – Retornando com Ele

No Arrebatamento , os crentes encontram o Senhor nos ares:

  • Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com um alto comando, com a voz do arcanjo e com o toque da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. 1 Tessalonicenses 4:16-17

Na Segunda Vinda , os crentes voltam com o Senhor:

  • Os exércitos do céu o seguiam, montados em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. Apocalipse 19:14

2) Antes da Tribulação – Versus – Depois da Tribulação

A Tribulação é um futuro período de sete anos quando Deus completará sua disciplina de Israel e julgamento final sobre os cidadãos incrédulos do mundo. O Arrebatamento acontecerá antes da Tribulação :

  • Pois Deus não nos destinou para sofrer ira, mas para receber a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.  1 Tessalonicenses 5:9
  • Visto que guardaste a minha ordem de perseverar com paciência, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro para pôr à prova os habitantes da terraApocalipse 3:10 

Enquanto a  Segunda Vinda acontecerá no final da Tribulação:

  • E vi um anjo em pé no sol, que clamava em alta voz a todas as aves que voavam no ar: “Venham, reúnam-se para a grande ceia de Deus, para que comam a carne dos reis, generais e poderosos, de cavalos e seus cavaleiros, e a carne de todos os povos, livres e escravos, grandes e pequenos”.  Apocalipse  17-18

3) Libertação – Versus – Julgamento

No Arrebatamento , os crentes são tirados da terra por Deus como um ato de libertação:

  • Depois disso, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. 1 Tessalonicenses 4 : 13-17
  • Pois Deus não nos destinou para sofrer ira, mas para receber a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:9

Na Segunda Vinda os incrédulos são removidos da terra por Deus como um ato de julgamento:

  • Visto que guardaste a minha ordem de perseverar com paciência, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro para pôr à prova os habitantes da terra . Apocalipse 3:10
  • Mas a besta foi capturada e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais em seu favor. Com esses sinais, ele enganou aqueles que receberam a marca da besta e adoraram sua imagem. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo de enxofre ardente. Os demais foram mortos com a espada que saía da boca do cavaleiro montado no cavalo, e todas as aves se fartaram de sua carne . Apocalipse 19:11-21

4) Oculto – Versus – Visto por Todos

Arrebatamento , de acordo com as Escrituras, será um evento instantâneo e oculto:

  • Escute, eu lhe conto um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados — num piscar de olhos, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. 1 Coríntios 15:50-54

Segunda Vinda , de acordo com as Escrituras, será vista por todos:

  • “Eis que vem com as nuvens”, e “todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram”; e todos os povos da terra “chorarão por causa dele”. Assim será! Um homem. Apocalipse 1:7

5) A Qualquer Momento – Versus – Somente Após Certos Eventos

Arrebatamento pode acontecer a qualquer momento:

  • …Enquanto esperamos pela bem-aventurada esperança – o aparecimento da glória de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, Tito 2:13
  •  Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com grande ordem, com voz de arcanjo e com o toque da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro1 Tessalonicenses 4:14-18 

Segunda Vinda não acontecerá até que certos eventos ocorram:

  • Ele se oporá e se exaltará sobre tudo o que se chama Deus ou é adorado, de modo que se estabelece no templo de Deus, proclamando-se Deus. 2 Tessalonicenses 2:4
  • Imediatamente após a angústia daqueles dias, “O sol se escurecerá, e a lua não dará a sua claridade; as estrelas cairão do céu, e os corpos celestes serão abalados”. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem . Mateus 24:15-30
  • Então os reis da terra, os príncipes, os generais, os ricos, os poderosos e todos os outros, tanto escravos como livres, esconderam-se em cavernas e entre as rochas das montanhas. Eles clamaram aos montes e às rochas: “Caiam sobre nós e nos escondam da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro! Porque chegou o grande dia da ira deles, e quem pode resistir a ele?” Apocalipse  6-18

Confuso? Apenas Viva Cada Dia Bem

Como é comum na teologia cristã, existem visões conflitantes sobre o Arrebatamento e a Segunda Vinda. Uma fonte de confusão sobre esses dois eventos do fim dos tempos vem dos versículos encontrados em Mateus capítulo 24. Embora falando amplamente sobre o fim dos tempos, é provável que este capítulo faça referência tanto ao Arrebatamento quanto à Segunda Vinda.

É importante notar que o propósito do ensino de Cristo aqui era preparar os crentes para o fim. Ele queria que seus seguidores estivessem atentos, vivendo cada dia como se seu retorno fosse iminente. A mensagem era simplesmente: “Esteja pronto”.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar