Textos Religiosos

Anjos da Bíblia – Arcanjo Gabriel visita Zacarias

Anjos da Bíblia – Arcanjo Gabriel visita Zacarias

Anjos da Bíblia – No Evangelho de Lucas, a Bíblia descreve Arcanjo Gabriel visitando um sacerdote judeu chamado Zacarias (também conhecido como Zacarias) para dizer-lhe que ele seria o pai de João Batista – a pessoa que Deus escolheu para preparar as pessoas para a chegada de o Messias (salvador do mundo), Jesus Cristo.

Gabriel havia recentemente aparecido à Virgem Maria para lhe dizer que Deus a escolhera para servir como mãe de Jesus Cristo, e Maria havia respondido à mensagem de Gabriel com fé.

Mas Zacarias e sua esposa Elisabete lutaram contra a infertilidade, e então ficaram velhos demais para ter filhos biológicos naturalmente. Quando Gabriel fez seu anúncio, Zacarias não acreditou que ele poderia se tornar um pai sobrenaturalmente.

Então Gabriel tirou a habilidade de Zacarias para falar até depois que seu filho nasceu- e quando Zacarias finalmente pôde falar novamente, ele usou sua voz para louvar a Deus. Aqui está a história, com comentários:

Anjos da Bíblia – Não tenha medo

Gabriel aparece para Zacarias enquanto Zacarias está cumprindo uma de suas tarefas como padre – queimar incenso dentro do templo – e os adoradores estão orando lá fora.

Os versículos 11 a 13 descrevem como o encontro entre arcanjo e sacerdote começa: “Então um anjo do Senhor apareceu a ele, parado à direita do altar do incenso.

Quando Zacarias o viu, ele ficou surpreso e foi tomado pelo medo. Mas o anjo lhe disse: ” Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Sua esposa, Isabel, lhe dará um filho, e você deverá chamá-lo de João.”

Embora a incrível visão de um arcanjo aparecendo bem à sua frente assusta Zacarias, Gabriel o encoraja a não reagir com medo, já que o medo é incompatível com os bons propósitos para os quais Deus envia seus santos anjos em missões.

Os anjos caídos permitem que as pessoas sintam medo e até usem o medo para enganar as pessoas, enquanto os santos anjos dissipam os medos das pessoas.

Gabriel diz a Zacarias que ele não terá apenas um filho, mas que o filho deve ter um nome específico: João. Mais tarde, quando Zacarias escolheu fielmente esse nome para seu filho, em vez de seguir o conselho de outras pessoas para nomear seu filho depois dele, ele finalmente demonstra fé na mensagem de Gabriel, e Deus restaura a habilidade de Zacarias de falar que Gabriel havia tirado temporariamente.

Veja mais: Anjos – Um Encontro Celeste

Muitos vão se alegrar por causa de seu nascimento

Então Gabriel explica como João trará alegria a Zacarias e a muitas outras pessoas no futuro, quando ele preparar as pessoas para o Senhor (o Messias).

Os versículos 14 a 17 registram as palavras de Gabriel sobre João (que, como adulto, se tornaria conhecido como João Batista): “Ele será uma alegria e prazer para você, e muitos se regozijarão por causa de seu nascimento, pois ele será grande aos olhos do Senhor Ele nunca deve tomar vinho ou outra bebida fermentada, e ele será cheio do Espírito Santo mesmo antes de ele nascer.

Ele trará de volta muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. E ele prosseguirá perante o Senhor, no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos – para preparar um povo preparado para o Senhor ”.

João Batista preparou o caminho para o ministério de Jesus Cristo, exortando as pessoas a se arrependerem de seus pecados, e também anunciou o início do ministério de Jesus na Terra.

Como posso ter certeza disso?

Os versículos 18 a 20 registram a duvidosa resposta de Zacarias ao anúncio de Gabriel – e as sérias conseqüências da falta de fé de Zacarias:

Zacarias perguntou ao anjo: ‘Como posso ter certeza disso? Eu sou um homem velho e minha esposa está bem ao longo dos anos.

O anjo disse-lhe: ‘Eu sou Gabriel. Eu permaneço na presença de Deus, e fui enviado para falar com você e contar-lhe as boas novas. E agora você ficará em silêncio e não será capaz de falar até o dia em que isso acontecer, porque você não acreditou em minhas palavras, o que se tornará realidade em seu tempo designado. ‘”

Em vez de acreditar no que Gabriel lhe diz, Zacarias pergunta a Gabriel como ele pode ter certeza de que a mensagem é realmente verdadeira, e então dá a Gabriel uma desculpa para não acreditar: o fato de ele e Elizabeth serem ambos velhos.

Zacarias, como sacerdote judeu, estaria bem ciente da história da Torá sobre como anjos anunciaram que outro casal de idosos muitos anos antes – Abraão e Sara – teriam um filho que desempenharia um papel importante na história de Deus redimindo. um mundo caído. Mas quando Gabriel diz a Zacarias que Deus fará algo semelhante em sua própria vida, Zacarias não acredita.

Gabriel menciona que ele está na presença de Deus. Ele é um dos sete anjos que a Bíblia descreve como estando na presença de Deus no céu. Ao descrever seu alto nível angelical, Gabriel tenta mostrar a Zacarias que ele tem autoridade espiritual e pode ser confiável.

Anjos da Bíblia – Elizabeth fica grávida

A história continua nos versículos 21 a 25: “Enquanto isso, o povo estava esperando por Zacarias e se perguntando por que ele ficou tanto tempo no templo. Quando ele saiu, ele não pôde falar com eles.

Eles perceberam que ele tinha visto uma visão no templo, pois ele continuou fazendo sinais para eles, mas permaneceu incapaz de falar.

Quando seu tempo de serviço foi concluído, ele voltou para casa. Depois disso, sua esposa Elizabeth ficou grávida e por cinco meses permaneceu em reclusão. “O Senhor fez isso por mim”, disse ela. “Nestes dias ele mostrou seu favor e tirou minha desgraça entre as pessoas.”

Elizabeth permaneceu em reclusão desde que ela pudesse esconder sua gravidez dos outros, porque mesmo sabendo que Deus havia permitido a gravidez, outros não entenderiam como uma mulher idosa poderia engravidar.

No entanto, Elizabeth também ficou feliz em mostrar aos outros que ela estava finalmente carregando uma criança, uma vez que a infertilidade era considerada uma desgraça na sociedade judaica do primeiro século.

Lucas 1:58 diz que, depois do nascimento de João, os “vizinhos e parentes de Isabel ouviram que o Senhor mostrara-lhe grande misericórdia e compartilhavam sua alegria”. Uma dessas pessoas era Maria, prima de Elizabeth, que se tornaria a mãe de Jesus Cristo.

João Batista nasceu

Mais tarde, em seu Evangelho (Lucas 1: 57-80), Lucas descreve o que acontece depois que João nasce: Zacarias demonstra sua fé na mensagem que Deus deu ao Arcanjo Gabriel para entregar a ele, e como resultado, Deus restaura a habilidade de Zacarias em falar.

Os versos 59 a 66 registram: “No oitavo dia eles vieram circuncidar a criança, e iam nomeá-lo após seu pai Zacarias, mas sua mãe falou e disse: ‘Não! Ele será chamado João’.

Disseram-lhe: “Não há ninguém entre seus parentes que tenha esse nome”.

Então eles fizeram sinais para seu pai, para descobrir o que ele gostaria de nomear a criança. Ele pediu uma escrita tablet, e para espanto de todos, ele escreveu: ‘Seu nome é João.’ Imediatamente sua boca foi aberta e sua língua libertada, e ele começou a falar, louvando a Deus.

Todos os vizinhos estavam cheios de admiração e, em toda a região montanhosa da Judéia, as pessoas falavam de todas essas coisas. Todos que ouviram isso se perguntaram, perguntando: “Então, o que esta criança vai ser?” Porque a mão do Senhor estava com ele.

Assim que Zacarias pôde usar sua voz novamente, ele usou isso para louvar a Deus. O resto do capítulo 1 de Lucas registra os louvores de Zacarias, bem como as profecias sobre a vida de João Batista.

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.