Definições

Anjo do senhor – Quem foi o visitante misterioso apresentado em todo o Antigo Testamento?

O Anjo do senhor: O anjo misterioso do Senhor apareceu dezenas de vezes no Antigo Testamento, geralmente como um mensageiro, mas às vezes como um carrasco feroz. Quem era ele e qual era o seu propósito?

Em suas aparências terrenas, o anjo do Senhor falou com a autoridade de Deus e agiu como Deus. É fácil ficar confuso sobre sua verdadeira identidade, porque os escritores desses livros da Bíblia mudaram entre chamar o orador de o anjo do Senhor e Deus.

Os estudiosos da Bíblia esclarecem as coisas sugerindo que essas visitas eram realmente teofanias ou manifestações de Deus em um corpo físico. Mas por que Deus não apareceu como a si mesmo?

“Mas” (Deus) disse (para Moisés): “você não pode ver meu rosto, pois ninguém pode me ver e viver”.   ( Êxodo 33:20)

Muitos estudiosos acham que o anjo do Senhor no Antigo Testamento era uma aparição pré-encarnada da Palavra, ou Jesus Cristo, como uma cristofania. Os comentaristas da Bíblia advertem os leitores a usar o contexto da passagem para decidir se o anjo do Senhor era Deus Pai ou Jesus.

Veja mais: Anjos – Um Encontro Celeste

Deus ou Jesus disfarçado?

Se o anjo do Senhor era o Filho de Deus, ele realmente usava dois disfarces. Primeiro ele posou como um anjo, e segundo, aquele anjo apareceu como um homem, não na forma angelical verdadeira. O adjetivo “o” antes de “anjo do Senhor” indica Deus disfarçado de anjo. Objetivo “an” antes de “anjo do Senhor” significa um anjo criado.

Significativamente, o termo “um anjo do Senhor” é usado apenas no Novo Testamento.

O anjo do Senhor normalmente aparecia para as pessoas durante uma crise em suas vidas e, na maioria das vezes, esses personagens desempenhavam um papel importante no plano de salvação de Deus.

Normalmente, as pessoas não percebiam imediatamente que estavam falando com um ser divino, então podemos assumir que o anjo do Senho estava na forma de um homem.

Quando as pessoas perceberam que ele era um anjo, tremeram de medo e caíram no chão.

Anjo do Senhor ao Resgate

Às vezes o anjo do Senhor trouxe para resgatar. Ele chamou Agar no deserto quando ela e Ismael foram expulsos, e abriu os olhos para uma fonte de água. O profeta Elias também recebeu a visita do anjo quando fugia da malvada Rainha Jezabel. O anjo lhe deu comida e bebida.

Duas vezes o anjo do Senhor foi visto no fogo. Ele apareceu a Moisés em uma sarça ardente. Mais tarde, no tempo dos juízes, os pais de Sansão ofereceram um holocausto a Deus, e o anjo do Senhor subiu nas chamas.

Em duas ocasiões, as pessoas tiveram a ousadia de perguntar ao anjo do Senhor seu nome. Depois de lutar com Jacob a noite toda, o anjo se recusou a dizer seu nome a Jacó. Quando os pais de Sansão perguntaram ao visitante misterioso seu nome, ele respondeu: “Por que você pergunta meu nome? Está além do entendimento”. (Juízes 13:18)

Às vezes, em vez de ajuda ou mensagem, o anjo trouxe destruição. Em 2 Samuel 24:15, o anjo infligiu uma praga a Israel que matou 70.000 pessoas. Em 2 Reis 19:35, o anjo matou 185.000 assírios.

O melhor argumento de que os anjos no Antigo Testamento era a segunda pessoa da Trindade é que ele não apareceu na encarnação de Jesus.

Enquanto os anjos criados visitaram as pessoas no Novo Testamento, o Filho de Deus cumpriu sua missão terrena em forma humana como Jesus Cristo, através de sua morte e ressurreição.

Referências Bíblicas aos Anjos

Ao todo, as Escrituras fazem mais de 50 referências aos “anjos do Senhor” no Antigo Testamento.

Também conhecido como

O anjo de Deus, comandante do exército do Senhor; em hebraico: malach Yehovah (o anjo do Senhor), malach habberith (o anjo da Aliança); em grego, da Septuagintamegalhs boulhs aggelos (o anjo do Grande Conselho).

Exemplo

Quando o anjo apareceu a Gideão, ele disse: “O Senhor é contigo, poderoso guerreiro”. (Juízes 6:12)

Veja mais: Anjos – Um Encontro Celeste

Fonte: gotquestions.orgblueletterbible.org; Comentário de Adam Clarke sobre a Bíblia inteira, vol. 1; Exposições da Sagrada Escritura, Alexander MacLaren.

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x