A Bíblia

Abraão e Isaac – O Último Teste de Fé – O sacrifício de Isaac foi o teste final de fé de Abraão

Abraão e Isaac – O Último Teste de Fé – O sacrifício de Isaac colocou Abraão em seu teste mais agonizante, uma prova que ele passou completamente por causa de sua total  em Deus.

Deus disse a Abraão: “Leve seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto em uma das montanhas sobre as quais lhe falarei”. (Gênesis 22: 2)

Abraão levou Isaque, dois servos e um jumento e partiu para a jornada de 80 quilômetros. Quando chegaram, Abraão ordenou aos criados que esperassem com o burro enquanto ele e Isaac subiam a montanha. Ele disse aos homens: “Vamos adorar e depois voltaremos para você”. (Gênesis 22: 5b)

Abraão e Isaac – O teste final

Isaque perguntou ao pai onde estava o cordeiro para o sacrifício, e Abraão respondeu que o Senhor proveria o cordeiro. Entristecido e confuso, Abraão amarrou Isaque com cordas e colocou-o no altar de pedra.

Assim como Abraão levantou a faca para matar seu filho, o anjo do Senhor pediu a Abraão que parasse e não prejudicasse o menino. O anjo disse que sabia que Abraão temia o Senhor porque ele não havia detido seu único filho.

Quando Abraão olhou para cima, viu um carneiro preso em uma moita por seus chifres. Ele sacrificou o animal, fornecido por Deus, em vez de seu filho.

Então o anjo do Senhor chamou a Abraão e disse:

“Juro por mim mesmo, declara o SENHOR, que porque você tem feito isto e não reteve seu filho, seu único filho, eu certamente o abençoarei e tornarei seus descendentes tão numerosos quanto as estrelas no céu e como a areia no Seus descendentes tomarão posse das cidades de seus inimigos, e através de sua descendência todas as nações da terra serão abençoadas, porque você me obedeceu. (Gênesis 22: 16-18)

Pontos de Interesse da História de Abraão e Isaac

Deus havia prometido anteriormente a Abraão que ele faria uma grande nação dele através de Isaque, o que forçou Abraão a confiar em Deus com o que mais importava para ele ou a desconfiar de Deus. Abraão escolheu confiar e obedecer.

Abraão disse a seus servos que “nós” voltaremos para você, significando tanto ele como Isaque. Abraão deve ter acreditado que Deus providenciaria um sacrifício substituto ou ressuscitaria Isaac dos mortos.

Este incidente prenuncia o sacrifício de Deus de seu único filho, Jesus Cristo, na cruz do Calvário, pelo pecado do mundo. O grande amor de Deus exigia de si mesmo o que ele não exigia de Abraão.

O Monte Moriá, onde este evento aconteceu, significa “Deus proverá”. O rei Salomão mais tarde construiu o primeiro templo lá. Hoje, o santuário muçulmano A cúpula da rocha, em Jerusalém, fica no local do sacrifício de Isaac.

O autor do livro de Hebreus cita Abraão em seu ” Hall da Fama da Fé “, e Tiago diz que a obediência de Abraão foi creditada a ele como justiça.

Uma pergunta para reflexão

Sacrificar o próprio filho é o teste final da fé. Sempre que Deus permite que nossa fé seja testada, podemos confiar que é para um bom propósito.

Provações e testes revelam nossa obediência a Deus e a genuinidade de nossa fé e confiança nele. Os testes também produzem firmeza, força de caráter e nos equipam para resistir às tempestades da vida, porque nos pressionam mais perto do Senhor.

O que preciso sacrificar na minha vida para seguir Deus mais de perto?

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x