A ressurreição de Lázaro dos mortos – Resumo da História Bíblica

A ressurreição de Lázaro dos mortos – Lázaro e suas duas irmãs, Maria e Marta, eram amigas de Jesus. Quando Lázaro ficou doente, suas irmãs enviaram uma mensagem a Jesus: “Senhor, aquele que você ama está doente”.

Quando Jesus ouviu a notícia, ele esperou mais dois dias antes de ir à cidade natal de Lázaro, Betânia. Jesus sabia que ele faria um grande milagre para a glória de Deus e, portanto, ele não estava com pressa.

Quando Jesus chegou a Betânia, Lázaro já estava morto e no sepulcro por quatro dias. Quando Marta descobriu que Jesus estava a caminho, ela saiu para encontrá-lo. “Senhor”, ela disse, “se você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido”.

Jesus disse a Marta: “Seu irmão se levantará novamente”. Mas Martha achava que ele estava falando sobre a ressurreição final dos mortos.

Então Jesus disse estas palavras importantes: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim viverá, mesmo que morra; e quem vive e acredita em mim, nunca morrerá”.

Marta então foi e disse a Maria que Jesus queria vê-la. Jesus ainda não havia entrado na aldeia, provavelmente para evitar levantar a multidão e chamar a atenção para si mesmo. A cidade de Betânia não ficava longe de Jerusalém, onde os líderes judeus estavam conspirando contra Jesus.

Quando Maria encontrou Jesus, ela estava de luto com forte emoção pela morte de seu irmão.

Os judeus com ela também choravam e lamentavam. Profundamente movido por sua dor, Jesus chorou com eles.

Jesus então foi ao túmulo de Lázaro com Maria, Marta e o restante dos que estavam de luto. Lá, ele pediu-lhes para remover a pedra que cobria o local do enterro na encosta. Jesus olhou para o céu e orou ao seu Pai, fechando com estas palavras: “Lázaro, sai!” Quando Lázaro saiu do sepulcro, Jesus disse ao povo para tirar suas roupas de sepultura.

Como resultado desse incrível milagre, muitas pessoas depositam sua fé em Jesus.

Pontos de interesse da história da ressurreição de Lázaro

Jesus também ressuscitou da morte, a filha de Jairo (Mateus 9: 18-26; Marcos 5: 41-42; Lucas 8: 52-56) e o filho de uma viúva (Lucas 7: 11-15).

Outros que foram ressuscitados dos mortos na Bíblia:
Em 1 Reis 17:22 Elias levantou um menino dos mortos.
Em 2 Reis 4: 34-35 Eliseu levantou um menino dos mortos.
Em 2 Reis 13: 20-21, os ossos de Eliseu levantaram um homem dentre os mortos.
Em Atos 9: 40-41, Pedro ressuscitou uma mulher dentre os mortos.
Em Atos 20: 9-20, Paulo ressuscitou um homem dentre os mortos.

Através da ressurreição de Lázaro, Jesus mostrou aos discípulos e ao mundo que ele tinha poder sobre a morte. Muitos acreditavam que Jesus era o Filho de Deuse colocaram sua fé nele depois de ver este milagre. É absolutamente essencial para nossa fé como cristãos que acreditamos na ressurreição dos mortos.

Nesta história de Lázaro, Jesus fala uma das mensagens mais poderosas de todos os tempos: “Quem crê em mim, Jesus Cristo, recebe uma vida espiritual que nem mesmo a morte física pode tirar”.

Jesus revelou sua compaixão pelas pessoas através de uma demonstração genuína de emoção. Mesmo sabendo que Lázaro viveria, ele ainda estava comovido para chorar com aqueles que amava.

Jesus se importou com a tristeza deles. Ele não era tímido para demonstrar emoção e não devemos ter vergonha de expressar nossos verdadeiros sentimentos a Deus. Como Marta e Maria, podemos ser transparentes com Deus porque ele cuida de nós.

Jesus esperou para viajar para Betânia porque ele já sabia que Lázaro estaria morto e que ele realizaria um incrível milagre ali, para a glória de Deus.

Muitas vezes esperamos pelo Senhor no meio de uma situação terrível e nos perguntamos por que ele não responde mais rapidamente. Muitas vezes Deus permite que a nossa situação vá de mal a pior porque ele está planejando fazer algo poderoso e maravilhoso; ele tem um propósito que trará ainda mais glória a Deus.

Perguntas para Reflexão:

Você está em um julgamento difícil? Você sente que Deus está demorando muito para responder às suas necessidades? Você confia em Deus mesmo no atraso?

Lembre-se da história de Lázaro. Sua situação não poderia ser pior que a dele! Confie que Deus tem um propósito para o seu julgamento, e que ele trará glória a si mesmo através dele. Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *