Pin It

A Bíblia

História de Conversão do Apóstolo Paulo

 Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Conversão de Paulo: Referências das Escrituras: Atos 9: 1-19; Atos 22: 6-21; Atos 26: 12-18.

Conversão de Paulo na Estrada para Damasco

Saulo de Tarso, um fariseu em Jerusalém após a crucificarão e ressurreição de Jesus Cristo, jurou destruir a nova igreja cristã, chamada O Caminho.

Atos 9: 1 diz que ele estava “expirando ameaças assassinas contra os discípulos do Senhor”. Saul obteve cartas do sumo sacerdote, autorizando-o a prender quaisquer seguidores de Jesus na cidade de Damasco.

Na estrada para Damasco, Saul e seus companheiros foram atingidos por uma luz ofuscante. Saul ouviu uma voz dizer: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9: 4) Quando Saul perguntou quem estava falando, a voz respondeu: “. Eu sou Jesus, a quem tu persegues Agora se levantar e ir para a cidade, e você será dito o que você deve fazer” (Atos 9: 5-6)

Saul estava cego. Eles o levaram para Damasco a um homem chamado Judas, na Rua Direita. Durante três dias, Saul estava cego e não comeu nem bebeu.

Enquanto isso, Jesus apareceu em uma visão para um discípulo em Damasco chamado Ananias e disse-lhe para ir a Saul. Ananias ficou com medo porque ele conhecia a reputação de Saul como um impiedoso perseguidor da igreja.

Jesus repetiu seu comando, explicando que Saul era seu instrumento escolhido para entregar o evangelho aos gentios, seus reis e ao povo de Israel.

Então Ananias encontrou Saul na casa de Judas, orando por ajuda. Ananias colocou as mãos em Saul, dizendo-lhe que Jesus o havia enviado para restaurar sua visão e que Saul poderia estar cheio do Espírito Santo.

Algo como escamas caiu dos olhos de Saul e ele pôde ver de novo. Ele ressuscitou e foi batizado na fé cristã. Saul comeu, recuperou sua força e ficou com os discípulos de Damasco por três dias.

Após sua conversão, Saul mudou seu nome para Paulo.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

Lições da história da conversão de Paulo

A conversão de Paulo mostrou que o próprio Jesus queria que a mensagem do evangelho fosse para os gentios, anulando qualquer argumento dos primeiros cristãos judeus de que o evangelho era apenas para os judeus.

Os homens de Saul não viram o Jesus ressuscitado, mas Saul o viu. Esta mensagem milagrosa era para uma pessoa só, Saul.

Saul testemunhou o Cristo ressuscitado, que cumpriu a qualificação de um apóstolo ( Atos 1: 21-22 ). Somente aqueles que viram o Cristo ressuscitado poderiam testemunhar sua ressurreição.

Jesus não distinguiu entre sua igreja e seus seguidores e a si mesmo. Jesus disse a Saul que ele estava perseguindo -o. Qualquer um que persegue os cristãos, ou a igreja cristã, está perseguindo o próprio Cristo.

Em um momento de medo, iluminação e arrependimento, Saul entendeu que Jesus era o verdadeiro Messias e que ele (Saul) ajudara a assassinar e aprisionar pessoas inocentes.

Apesar de suas crenças anteriores como fariseu, ele agora sabia a verdade sobre Deus e era obrigado a obedecê-lo. A conversão de Paulo prova que Deus pode chamar e transformar qualquer pessoa que ele escolha, mesmo os mais endurecidos.

Saulo de Tarso possuía qualificações perfeitas para ser um evangelista: Ele era versado em cultura e língua judaica, sua educação em Tarso o tornou familiarizado com a língua e cultura grega, seu treinamento em teologia judaica o ajudou a conectar o Antigo Testamento com o evangelho, e como um fabricante de tendas habilidoso, ele podia se sustentar.

Ao recontar sua conversão depois para o rei Agripa, Paulo disse que Jesus lhe disse: “É difícil para você chutar contra os aguilhões”. (Atos 26:14) Uma aguilhada era uma vara afiada usada para controlar bois ou gado.

Alguns interpretam isso como significando que Paulo tinha dores de consciência ao perseguir a igreja. Outros acreditam que Jesus quis dizer que era inútil tentar oprimir a igreja.

A experiência de mudança de vida de Paulo na estrada de Damasco levou ao seu batismo e instrução na fé cristã. Ele se tornou o mais determinado dos apóstolos, sofrendo uma dor física brutal, perseguição e, finalmente, o martírio. Ele revelou seu segredo de suportar uma vida inteira de dificuldades pelo evangelho:

“Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4:13)

Pergunta para reflexão

Quando Deus leva uma pessoa à fé em Jesus Cristo, ele já sabe como ele quer usar essa pessoa a serviço de seu reino.

Às vezes somos lentos para entender o plano de Deus e podemos até resistir a ele.

O mesmo Jesus que ressuscitou dos mortos e transformou Paulo também quer trabalhar em sua vida. O que Jesus poderia fazer através de você se você se rendesse como Paulo e desse a ele controle total de sua vida?

Talvez Deus te chame para trabalhar silenciosamente nos bastidores, como o pouco conhecido Ananias, ou talvez você atinja multidões como o grande apóstolo Paulo.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x