Textos Religiosos

A Anunciação – Anúncio do Anjo Gabriel à Virgem Maria

A Anunciação – Anúncio do Anjo Gabriel à Virgem Maria

A história do Natal começa com a visita de um anjo à Terra. Na Bíblia, o encontro entre o Arcanjo Gabriel e Maria, conhecido como a Anunciação, foi quando o arcanjo de revelação de Deus anunciou a uma adolescente fiel que Deus a escolheu para dar à luz um bebê destinado a salvar o mundo – Jesus Cristo.

Mãe do Salvador do Mundo

Maria praticava devotamente sua fé judaica e amava a Deus, mas não tinha idéia dos grandes planos que Deus tinha para sua vida até que Deus mandasse Gabriel para visitá-la um dia. Ele também deu uma notícia incrivelmente surpreendente: Deus escolheu Maria para servir como a mãe do salvador do mundo.

Mary se perguntou como isso poderia ser desde que ela ainda era virgem. Mas depois que Gabriel explicou o plano de Deus, Maria mostrou seu amor por Deus ao concordar em servi-lo. Este evento ficou conhecido na história como a Anunciação, que significa “o anúncio”.

A Bíblia registra em Lucas 1: 26-29:

“No sexto mês da gravidez de Isabel, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, uma cidade da Galiléia, a uma virgem prometida para se casar com um homem chamado José, descendente do rei Davi.

O nome da virgem era Maria. O anjo foi para ela e disse: “Saudações, vocês que são altamente favorecidos! O Senhor está com você.” Maria ficou muito perturbada com suas palavras e se perguntou que tipo de saudação seria essa.

Maria era uma garota pobre que vivia uma vida simples, então ela provavelmente não estava acostumada a ser cumprimentada do jeito que Gabriel a cumprimentava. E para qualquer um, seria perturbador que um anjo do céu aparecesse de repente e começasse a falar.

O texto menciona Elizabeth, que era prima de Maria. Deus havia abençoado Elizabeth ao permitir que ela concebesse uma criança, apesar do fato de ela ter lutado contra a infertilidade e passado sua idade fértil. Elizabeth e Mary se encorajaram durante a gravidez.

O filho de Isabel, João, cresceria e se tornaria o profeta João Batista, que preparou as pessoas para o ministério de Jesus Cristo na Terra.

Veja mais: Anjos – Um Encontro Celeste

Gabriel diz a Maria para não ter medo

O relato bíblico da Anunciação continua em Lucas 1: 30-33: “Mas o anjo disse-lhe: ‘Não tenha medo, Maria; você encontrou graça com Deus. Você vai conceber e dar à luz um filho, e você é para chamá-lo de Jesus.

Ele será grande e será chamado o Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará sobre os descendentes de Jacó para sempre; seu reino nunca terminará. ‘ ”

Gabriel encoraja Maria a não ter medo dele ou de seu anúncio para ela, e ele reitera que Deus está satisfeito com ela. Ao contrário dos querubins bonitinhos e fofinhos, às vezes retratados na cultura popular de hoje, os anjos da Bíblia pareciam impressionantemente fortes e dominadores, de modo que muitas vezes precisavam tranqüilizar as pessoas a quem pareciam não ter medo.

Está claro pela descrição de Gabriel do que Jesus fará que o filho de Maria será diferente de qualquer outro bebê que já tenha nascido. Gabriel diz a Maria que Jesus será a cabeça de um “reino que nunca terminará”, que se refere ao papel de Jesus como o Messias que o povo judeu estava esperando – aquele que vai salvar todas as pessoas do mundo inteiro de seus pecados e conectá-los a Deus pela eternidade.

Gabriel explica o papel do Espírito Santo

Lucas 1: 34-38 da Bíblia registra a última parte da conversa entre Gabriel e Maria:

“‘Como será isso’, perguntou Maria ao anjo,” já que sou virgem? ‘ 
O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo irá ofuscar você. Então o santo a nascer será chamado o Filho de Deus.

Mesmo Elizabeth, seu parente terá um filho em sua velhice, e a que se dizia incapaz de conceber, está em seu sexto mês, pois nenhuma palavra de Deus jamais falhará. 
“Eu sou servo do Senhor”, respondeu Maria. “Que sua palavra seja cumprida.” Então o anjo a deixou “.

A resposta humilde e amorosa de Maria a Gabriel mostra o quanto ela ama a Deus. Apesar do difícil desafio pessoal de ser fiel ao plano de Deus para ela, ela escolheu obedecer e seguir em frente com os planos de Deus para sua vida. Depois de ouvir isso, Gabriel pôde concluir sua missão e partiu.

Veja mais: Anjos – Um Encontro Celeste

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.