Conheça os 12 discípulos de Jesus Cristo

Encontramos os nomes dos 12 apóstolos em Mateus 10: 2-4, Marcos 3: 14-19 e Lucas 6: 13-16:

Chegando o dia, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles, aos quais denominou apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro; e André, e Tiago e João, e Filipe, e Bartolomeu, e Mateus e Tomé, e Tiago, filho de Alfeu, e Simão, que era chamado zelote, e Judas,  também chamado Tadeu ou Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.

Jesus Cristo selecionou 12 homens dentre seus primeiros seguidores para se tornar seus discípulos mais próximos. Depois de um curso intensivo de discipulado e seguindo sua ressurreição dentre os mortos, o Senhor totalmente comissionou os apóstolos (Mateus 28: 16-2, Marcos 16:15) para avançar o reino de Deus e levar a mensagem do evangelho ao mundo.

Esses homens tornaram-se os líderes pioneiros da igreja do Novo Testamento, mas eles não estavam sem falhas e defeitos. Curiosamente, nenhum dos 12 discípulos escolhidos era um erudito ou rabino. Eles não tinham habilidades extraordinárias. Nem religiosos, nem refinados, eles eram pessoas comuns, assim como você e eu.

Mas Deus os escolheu para um propósito – para atiçar as chamas do evangelho que se espalhariam pela face da terra e continuariam a queimar brilhantes ao longo dos séculos a seguir. Deus selecionou e usou cada um desses caras regulares para realizar seu plano excepcional.

Os 12 apóstolos de Jesus Cristo

Tire alguns momentos agora para aprender uma ou duas lições dos 12 apóstolos – homens que ajudaram a inflamar a luz da verdade que ainda habita em nossos corações hoje e nos chama para vir e seguir a Jesus Cristo.

Pedro

Sem dúvida, o apóstolo Pedro foi um “duh” – a maioria de nós pode se identificar. Um minuto ele estava andando na água pela fé, e no seguinte ele estava afundando em dúvidas.

Impulsivo e emocional, Peter é mais conhecido por negar a Jesus quando a pressão estava alta. Mesmo assim, como discípulo, ele foi amado por Cristo, ocupando um lugar especial entre os doze.

Pedro, muitas vezes um porta-voz dos doze, destaca-se nos Evangelhos. Sempre que os homens são listados, o nome de Pedro é o primeiro. Ele, Tiago e João formaram o círculo interno dos companheiros mais próximos de Jesus. Só estes três receberam o privilégio único de experimentar a transfiguração, junto com algumas outras revelações extraordinárias de Jesus.

Após a ressurreição de Cristo, Pedro tornou-se um evangelista e missionário arrojado e um dos maiores líderes da igreja primitiva.

Apaixonados até o fim, historiadores registram que quando Pedro foi condenado à morte por crucificação, ele pediu que sua cabeça fosse virada para o chão porque ele não se sentia digno de morrer da mesma maneira que seu Salvador. Descubra por que a vida de Pedro transmite grande esperança para nós hoje. Mais “

André

O apóstolo André abandonou João Batista para se tornar o primeiro seguidor de Jesus de Nazaré, mas João não se importou. Ele sabia que sua missão era apontar as pessoas para o Messias.

Como muitos de nós, Andrew viveu na sombra de seu irmão mais famoso, Simão Pedro. André levou Pedro a Cristo, depois pisou em segundo plano, quando seu irrequieto irmão se tornou um líder entre os apóstolos e na igreja primitiva.

Os Evangelhos não nos dizem muito sobre André, mas podemos ler nas entrelinhas e encontrar uma pessoa que tenha sede da verdade e a tenha encontrado na água viva de Jesus Cristo. Descubra como um simples pescador deixou cair suas redes na costa e se tornou um notável pescador de homens. Mais “

James

Tiago, filho de Zebedeu, muitas vezes chamado de Tiago, o Maior, para distingui-lo do outro apóstolo chamado Tiago, era membro do círculo íntimo de Jesus Cristo, que incluía seu irmão, o apóstolo João e Pedro.

Não só James e John ganharam um apelido especial do Senhor – “filhos do trovão” – tiveram o privilégio de estar na frente e no centro de três eventos sobrenaturais na vida de Cristo. Além dessas honras, Tiago foi o primeiro dos doze a ser martirizado por sua fé em 44 dC Mais »

João

O apóstolo João, irmão de Tiago, foi apelidado por Jesus de um dos “filhos do trovão”, mas gostava de se chamar “o discípulo a quem Jesus amava”. Com seu temperamento ardente e especial devoção ao Salvador, ele conquistou um lugar privilegiado no círculo íntimo de Cristo.

O enorme impacto de João na igreja cristã primitiva e sua personalidade maior que a vida, fazem dele um fascinante estudo de caráter.

Seus escritos revelam traços contrastantes. Por exemplo, na primeira manhã de Páscoa, com seu zelo e entusiasmo típicos, João correu até a tumba depois que Maria Madalena relatou que agora estava vazia.

Embora João vencesse a corrida e se gabasse dessa conquista em seu evangelho (João 20: 1-9), ele humildemente permitiu que Pedro entrasse no túmulo primeiro.

Segundo a tradição, João sobreviveu a todos os discípulos, morrendo de velhice em Éfeso, onde pregou um evangelho de amor e ensinou contra a heresia. Mais “

Filipe

Filipe foi um dos primeiros seguidores de Jesus Cristo, e ele não perdeu tempo chamando outros, como Natanael, para fazer o mesmo.

Embora pouco se saiba sobre ele depois da ascensão de Cristo, os historiadores da Bíblia crêem que Filipe pregou o evangelho na Frígia, na Ásia Menor, e morreu como mártir lá em Hierápolis. Saiba como a busca de Filipe pela verdade o levou diretamente ao prometido Messias. Mais “

Natanael

Natanael, que se acredita ser o discípulo Bartolomeu, experimentou um primeiro encontro violento com Jesus. Quando o apóstolo Filipe o chamou para vir e encontrar o Messias, Natanael estava cético, mas ele seguiu adiante de qualquer maneira. Quando Filipe o apresentou a Jesus, o Senhor declarou: “Aqui está um verdadeiro israelita, em quem não há nada falso”. Imediatamente, Nathanael quis saber: “Como você me conhece?”

Jesus chamou sua atenção quando ele respondeu: “Eu te vi enquanto você ainda estava debaixo da figueira, antes que Filipe o chamasse”. Bem, isso parou Nathanael em suas trilhas. Chocado e surpreso, ele declarou: “Rabino, você é o Filho de Deus; você é o Rei de Israel”.

Natanael recebeu apenas algumas linhas nos Evangelhos, no entanto, naquele instante ele se tornou um seguidor leal de Jesus Cristo. Mais “

Mateus

Levi, que se tornou o apóstolo Mateus, era funcionário da alfândega em Cafarnaum, que tributava importações e exportações com base em seu próprio julgamento. Os judeus o odiavam porque ele trabalhava para Roma e traía seus compatriotas.

Mas quando Mateus, o desonesto coletor de impostos, ouviu duas palavras de Jesus: “Segue-me”, ele deixou tudo e obedeceu. Como nós, ele desejava ser aceito e amado.

Mateus reconheceu Jesus como alguém por quem vale a pena sacrificar. Descubra por que, 2.000 anos depois, a testemunha ocular de Mateus, o Evangelho, ainda soa como uma chamada irresistível. Mais “

Tomás

apóstolo Tomé é muitas vezes referido como “Tomé duvidoso” porque ele se recusou a acreditar que Jesus havia ressuscitado dos mortos até que ele viu e tocou as feridas físicas de Cristo.

No que diz respeito aos discípulos, no entanto, a história tratou Thomas como um bumbum. Afinal, cada um dos 12 apóstolos, exceto João, abandonou Jesus durante seu julgamento e morte no Calvário.

Thomas, como nós, estava propenso a extremos. Anteriormente, ele havia demonstrado uma fé corajosa, disposta a arriscar sua própria vida para seguir Jesus até a Judéia.

Há uma lição importante a ser obtida ao estudar Thomas: Se estamos realmente procurando conhecer a verdade, e somos honestos com nós mesmos e os outros sobre nossas lutas e dúvidas, Deus nos encontrará fielmente e se revelará a nós, apenas como ele fez para Thomas. Mais “

Tiago

 

Tiago, o Menos, é um dos apóstolos mais obscuros da Bíblia. As únicas coisas que sabemos com certeza são seu nome e que ele estava presente no cenáculo de Jerusalém depois que Cristo subiu ao céu.

Em 12 homens comuns, John MacArthur sugere que sua obscuridade pode ter sido a marca distintiva de sua vida. Descubra por que o anonimato completo de James, o Menos, pode revelar algo profundo sobre seu caráter. Mais “

Simão

Quem não gosta de um bom mistério? Bem, as Escrituras nos apresentam alguns enigmas que os estudiosos ainda precisam resolver. Uma dessas perguntas intrigantes é a identidade exata de Simão, o Zelote, o mistério do apóstolo da Bíblia.

As escrituras não nos dizem quase nada sobre Simon. Nos Evangelhos, ele é mencionado em três lugares, mas apenas para listar seu nome. Em Atos 1:13, aprendemos que ele estava presente com os apóstolos no cenáculo de Jerusalém depois que Cristo subiu ao céu. Além desses poucos detalhes, podemos apenas especular sobre Simon e sua designação como zelote. Mais “

Tadeu

Listado junto com Simão, o Zelote, e Tiago, o Menos, o apóstolo Tadeu completa um grupo dos discípulos menos conhecidos. Em Doze homens comuns, o livro de John MacArthur sobre os apóstolos, Thaddeus, também conhecido como Judas, é caracterizado como um homem de coração terno e gentil que demonstrava humildade infantil.

Alguns estudiosos acreditam que Thaddeus escreveu o livro de Judas. É uma epístola curta, mas os dois versículos finais contêm uma linda doxologia, uma das melhores expressões de louvor a Deus em todo o Novo Testamento. Mais “

Judas

Judas Iscariotes é o apóstolo que traiu seu Mestre com um beijo. Por esse ato supremo de traição, alguns diriam que Judas Iscariotes cometeu o maior erro da história.

No decorrer do tempo, as pessoas tiveram sentimentos fortes ou misturados sobre Judas. Alguns experimentam uma sensação de ódio em relação a ele, outros sentem pena, e alguns até o consideram um herói. Não importa como você reaja a ele, uma coisa é certa, os crentes podem se beneficiar muito ao dar uma boa olhada em sua vida. Mais “




Conheça os 12 discípulos de Jesus Cristo
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *