37 Milagres de Jesus cristo em ordem cronológica

Milagres de Jesus: Da cura dos enfermos à transformação da água em vinho

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Durante seu ministério terreno, Jesus Cristo realizou milagres tocando, curando e transformando inúmeras vidas. Como outros eventos na vida de Jesus, seus milagres foram documentados por testemunhas oculares. Os quatro Evangelhos registram 37 milagres de Jesus, com o Evangelho de Marcos registrando a maioria.

Esses relatos representam apenas um pequeno número das multidões de pessoas que foram curadas pelo salvador. O versículo final do Evangelho de João explica:

“Jesus também fez muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, suponho que nem mesmo o mundo inteiro teria lugar para os livros que seriam escritos.” (João 21:25)

Os 37 milagres de Jesus Cristo que foram escritos no Novo Testamento servem a um propósito específico. Nenhum foi executado aleatoriamente, para diversão ou para exibição.

Cada um foi acompanhado por uma mensagem e atendeu a uma séria necessidade humana ou confirmou a identidade e autoridade de Cristo como Filho de Deus. Às vezes, Jesus se recusava a fazer milagres porque eles não se enquadravam em uma dessas duas categorias:

Quando Herodes viu Jesus, ficou muito contente, pois há muito desejava vê-lo, porque tinha ouvido falar dele e esperava ver algum sinal feito por ele. Então ele o questionou longamente, mas ele não respondeu. (Lucas 23: 8–9)

Palavras do Novo Testamento para Milagres

No Novo Testamento, três palavras se referem a milagres:

  • Poder (dynamis), que significa “ação poderosa”
  • Sinal (sēmeion), que se refere a um milagre que representa figurativamente outra coisa, como o reino de Deus
  • Maravilha (teras), que indica algo extraordinário

Às vezes, Jesus invocava Deus Pai ao fazer milagres, e outras vezes agia por sua própria autoridade, revelando tanto a Trindade quanto sua própria divindade.

O primeiro milagre de Jesus

O primeiro milagre de Jesus, conforme relatado no Novo Testamento da Bíblia, ocorreu durante as Bodas de Caná, onde Jesus transformou água em vinho.

Esse evento é descrito no Evangelho de João (João 2:1-11). Aqui está uma breve recapitulação:

Jesus, sua mãe (Maria) e seus discípulos foram convidados para um casamento em Caná, na Galileia. Durante a festa, o vinho acabou – uma situação socialmente constrangedora, uma vez que o anfitrião era esperado para prover adequadamente para os convidados. Maria, sabendo do poder de Jesus, disse-lhe sobre o problema.

A princípio, Jesus parece relutante em intervir, mas depois pede aos servos que encham de água seis potes de pedra usados para as purificações judaicas. Quando os servos extraem a água dos potes, descobrem que ela foi transformada em vinho.

O vinho era de tão alta qualidade que o mestre-sala (a pessoa encarregada da festa) elogia o noivo por ter guardado o melhor vinho até o final – geralmente o vinho de menor qualidade era servido após os convidados já estarem bem satisfeitos.

Esse milagre é significativo por vários motivos. Em um nível simbólico, pode ser visto como uma manifestação do poder de transformação de Jesus e uma indicação de que o ministério de Jesus trará uma nova ordem das coisas. O milagre também serve para reforçar a fé dos discípulos em Jesus.

37 Milagres de Jesus em ordem cronológica

Esses milagres de Jesus Cristo são apresentados essencialmente em ordem cronológica.

Jesus Cristo é uma figura central do cristianismo, sendo considerado o Messias por seus seguidores. Em sua vida, de acordo com os Evangelhos do Novo Testamento da Bíblia, Jesus realizou uma série de milagres que são fundamentais para a fé cristã. Aqui estão alguns dos mais notáveis:

1. Transformação da água em vinho (João 2:1-11): No casamento em Caná, quando o vinho acabou, Jesus transformou água em vinho.

2. Curas e Exorcismos: Jesus curou várias pessoas, incluindo leprosos (Mateus 8:1-4), a sogra de Pedro (Mateus 8:14-15), um paralítico (Mateus 9:1-8), entre outros. Ele também exorcizou demônios de indivíduos (Mateus 8:28-34).

3. Alimentação dos Cinco Mil (Mateus 14:13-21): Usando apenas cinco pães e dois peixes, Jesus alimentou uma multidão de cinco mil pessoas, e sobraram ainda doze cestos cheios de pedaços.

4. Caminhada sobre as águas (Mateus 14:22-33): Durante uma tempestade, Jesus foi visto pelos seus discípulos caminhando sobre as águas.

5. Transfiguração (Mateus 17:1-9): Jesus subiu uma montanha com Pedro, Tiago e João e se transfigurou diante deles. Seu rosto brilhou como o sol e suas roupas tornaram-se brancas como a luz.

6. Ressurreição de Lázaro (João 11:1-44): Jesus ressuscitou Lázaro, que estava morto e enterrado há quatro dias.

7. Ressurreição de Jesus (Mateus 28:1-20, Marcos 16:1-20, Lucas 24:1-49, João 20:1-21:25): Jesus, após ser crucificado e sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, um milagre que é considerado um dos mais importantes do cristianismo.

8. Cura do homem da mão ressequida (Mateus 12:9-14): Jesus curou um homem que tinha a mão ressequida, isto é, atrofiada ou paralisada.

9. Cura da mulher que sangrava (Marcos 5:25-34): Uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos foi curada por Jesus apenas por tocar em suas vestes.

10. Cura do servo do centurião (Mateus 8:5-13): Jesus curou o servo de um centurião romano apenas com suas palavras.

11. Ressurreição da filha de Jairo (Marcos 5:21-43): Jesus ressuscitou a filha de Jairo, que estava morta.

12. Cura do cego de nascença (João 9:1-41): Jesus curou um homem que era cego desde o nascimento, usando uma mistura de saliva e terra para fazer isso.

13. Pesca Milagrosa (Lucas 5:1-11): Jesus ajudou os pescadores que não tinham conseguido pegar nenhum peixe durante toda a noite a pescar uma grande quantidade de peixes.

14. Cura do surdo-mudo (Marcos 7:31-37): Jesus curou um homem que era surdo e tinha dificuldade em falar.

15. Cura dos dez leprosos (Lucas 17:11-19): Jesus curou dez homens que sofriam de lepra.

16. Cura do filho do oficial (João 4:46-54): A pedido do oficial, Jesus curou seu filho à distância, que estava à beira da morte.

17. Alimentação dos quatro mil (Mateus 15:32-39): Com sete pães e alguns peixes, Jesus alimentou uma grande multidão de quatro mil homens, além de mulheres e crianças.

18. Cura do cego Bartimeu (Marcos 10:46-52): Bartimeu, um cego mendigo, é curado por Jesus enquanto Ele passava por Jericó.

19. A moeda na boca do peixe (Mateus 17:24-27): Para pagar o imposto do templo, Jesus instrui Pedro a pescar e o primeiro peixe que ele pega tem uma moeda em sua boca suficiente para o imposto de ambos.

20. Cura do endemoninhado geraseno (Marcos 5:1-20): Jesus exorciza uma legião de demônios de um homem e permite que os demônios entrem em uma manada de porcos, que então se atiram ao mar.

21. Cura do homem surdo e gago (Marcos 7:31-37): Em Decápolis, Jesus cura um homem que era surdo e tinha dificuldade de falar.

22. Cura do cego de Betsaida (Marcos 8:22-26): Jesus cura um homem cego colocando saliva em seus olhos e impondo suas mãos sobre ele.

23. Ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7:11-17): Jesus ressuscita o filho de uma viúva durante o cortejo fúnebre na cidade de Naim.

24. Cura do homem com hidropisia (Lucas 14:1-6): Durante um Sabá, Jesus cura um homem que sofria de hidropisia (uma condição caracterizada pelo inchaço do corpo devido à retenção de líquidos).

25. A figueira que secou (Marcos 11:12-14 e 20-25): Jesus faz uma figueira secar até a raiz porque não encontrou frutos nela.

26. Cura do servo do sumo sacerdote (Lucas 22:50-51): Durante a prisão de Jesus, um de seus discípulos corta a orelha do servo do sumo sacerdote, e Jesus a cura.

27. A grande pesca (João 21:1-14): Após sua ressurreição, Jesus ajuda os discípulos a pegar uma grande quantidade de peixes.

28. Cura do leproso (Marcos 1:40-45): Um homem com lepra se aproxima de Jesus com fé, e Jesus, movido de compaixão, estende a mão, toca nele e o cura.

29. Cura do paralítico de Cafarnaum (Marcos 2:1-12): Homens trouxeram a Jesus um paralítico carregado por quatro. Jesus, vendo a fé deles, diz ao paralítico: “Filho, os teus pecados te são perdoados”. E para demonstrar sua autoridade, Ele também cura a paralisia do homem.

30. Cura do homem da mão seca (Lucas 6:6-11): No sábado, Jesus cura um homem com uma mão ressequida, contrariando as normas religiosas judaicas sobre o que poderia ser feito no dia de sábado.

31. Cura da filha de uma mulher cananeia (Mateus 15:21-28): Uma mulher cananeia pede a Jesus para curar sua filha que estava terrivelmente possuída por um demônio. Apesar de inicialmente relutante, Jesus fica impressionado com a fé da mulher e concede seu pedido.

32. Cura de um surdo e mudo (Marcos 7:31-37): Jesus cura um homem que era surdo e tinha um impedimento de fala, dizendo “Efatá”, que significa “Abre-te”.

33. Cura de um homem com edema (Lucas 14:1-6): Em um sábado, Jesus cura um homem que sofre de edema, novamente desafiando as normas religiosas judaicas do que é permitido fazer no sábado.

34. Cura de um cego em Jericó (Lucas 18:35-43): Quando Jesus estava passando por Jericó, um cego começou a gritar por ele. O cego demonstrou uma fé firme, e Jesus o curou.

35. Cura dos cegos (Mateus 20:29-34): Ao deixar Jericó, Jesus curou dois homens cegos que clamavam por misericórdia à beira da estrada.

36. Cura de um leproso (Marcos 1:40-45): Jesus curou um homem de lepra, uma doença considerada incurável na época.

37. Cura de uma mulher com uma hemorragia (Lucas 8:43-48): Uma mulher que tinha um fluxo de sangue por doze anos tocou nas vestes de Jesus com fé e foi curada imediatamente.

Esses milagres representam uma variedade de maneiras pelas quais Jesus exibiu poderes sobrenaturais, de acordo com os Evangelhos. Eles também enfatizam temas recorrentes, como a importância da fé.

Origens

  • Mills, MS (1999). A Vida de Cristo: Um Guia de Estudo para o Registro do Evangelho. Dallas, TX: Ministérios 3E.
  • Roberts, RD (2016). Milagre. O Dicionário Bíblico Lexham. Bellingham, WA: Lexham Press.
  • História, D. (1997). Defendendo sua fé (p. 155). Grand Rapids, MI: Publicações Kregel.

 

Avalie este post
[Total: 6 Average: 4.5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar